Como a Vitamina C Influencia sua Saúde Bucal e Dicas para Consumo Seguro

July 3, 2024

Não é novidade que deficiências nutricionais trazem prejuízos para a nossa saúde de modo geral. Na nossa boca não é diferente. Existem inúmeras manifestações bucais decorrentes de alterações nutricionais, que na maioria das vezes são menosprezadas ou até passam despercebidas, pelo fato da boca ser considerada uma parte desconexa do restante do corpo. É o que ocorre, por exemplo, na deficiência nutricional da vitamina C. E foi pensando nisso que esse artigo foi escrito. Tendo o intuito de abordar a importância da vitamina C na saúde bucal, bem como os cuidados que precisamos ter durante o consumo deste micronutriente, que pode causar erosão dentária se consumido de forma errônea.

Há muito tempo que o papel da vitamina C (ou ácido ascórbico) vem sendo reconhecido como fundamental para a nossa saúde, sobretudo a partir do século XVI quando o escorbuto começou a ser prevenido com consumo de frutas cítricas. A vitamina C, fornecida pelos alimentos, tem sido cada vez mais estudada por todos os seus benefícios para a saúde geral e oral em função do seu poder oxidante combatendo o stress oxidativo das nossas células. Quando os nossos sistemas antioxidantes são incapazes de neutralizar os radicais livres de forma eficiente ocorre dano tecidual, por isso o estresse oxidativo tem sido relacionado a várias doenças inflamatórias, dentre elas a doença periodontal.

A formação e a regeneração do periodonto dependem do colágeno, e este depende da vitamina C para ser sintetizado da forma correta. Logo, se faltar vitamina C, não haverá a síntese adequada de colágeno, e teremos prejuízos no periodonto (gengivas e estruturas de sustentação de nossos dentes). Além disso, o seu poder antioxidante evita o acúmulo de radicais livres dentro de nossas células, combatendo assim o estresse oxidativo nos tecidos do nosso corpo, incluindo o tecido periodontal. A deficiência da vitamina C ainda interfere nos mecanismos de fixação de cálcio e na formação dos dentes.

O problema de saúde mais grave decorrente da falta de vitamina C, sem sombra de dúvida, é o escorbuto. Atualmente é uma manifestação rara, tendo como manifestações orais (quando presentes), tumefação e sangramento fácil das gengivas, podendo ocorrer, secundariamente, infecções, aumento da mobilidade dentária (reabsorção óssea), levando a perda dos dentes afetados. A prevenção do escorbuto é simples, feita através de uma dieta equilibrada e rica em frutas e legumes. Esta prevenção ainda é fundamental em populações de risco, nos dias de hoje.

Quando falamos em doença periodontal, ao contrário do escorbuto, temos um problema muito comum, considerado a maior causa da perda de dentes no mundo. É uma doença multifatorial, que inicia na forma de uma inflamação na gengiva progredindo para uma destruição dos tecidos que sustentam os dentes, podendo eventualmente, levar à perda dentária. Os fatores relevantes para a doença periodontal são: fatores psicossociais como o estresse e o ambiente social onde está inserido o indivíduo. A presença de bactérias patogênicas no meio bucal devido a higiene bucal deficiente, restaurações desadaptadas, etc. Estilo de vida envolvendo a alimentação, uso de tabaco e/ou álcool. Fatores sistêmicos como problemas imunológicos, hormonais, doenças crônicas, e por fim, mas não menos importante, a genética. Por tanto, podemos dizer que a doença periodontal é causada por um desequilíbrio entre a defesa do hospedeiro e fatores ambientais, como bactérias, tabagismo e má nutrição. Portanto o tratamento não deve se concentrar exclusivamente no controle da placa bacteriana, mas também na melhora da resistência do hospedeiro, que pode ser alcançada através do controle do stress, dieta saudável e abandono do tabagismo, por exemplo.

Outro ponto importante a ser abordado em relação a vitamina C e a saúde bucal, é que o ácido cítrico, de um modo geral, estimula a secreção salivar e, portanto, uma carência de vitamina C pode contribuir para um quadro de hipossalivação, criando um ambiente favorável para que os microrganismos patogênicos se acumulem e se multipliquem favorecendo o aparecimento da doença periodontal. 

A vitamina C é hidrossolúvel (solúvel em água) e isso significa que o nosso corpo não pode armazená-la a longo prazo, precisando ser consumida diariamente na dieta, mas precisamos ter cautela durante esse consumo, já que a vitamina C é um ácido podendo também causar prejuízos aos nossos dentes. Saber consumir da forma correta este micronutriente vai evitar por exemplo, que seus dentes sofram um ataque ácido, dissolvendo a estrutura mineral, causando erosão e desgaste. Uma dica importante é consumir bebidas ou alimentos cítricos (ácidos) associados a uma fonte de cálcio, isso ajuda a prevenir a erosão ácida na superfície dos dentes já que o íon H+ do ácido, vai se ligar com o cálcio do alimento, evitando assim que ele busque os íons de cálcio da hidroxiapatita (mineral presente no esmalte dentário). Além disso, é sempre importante ressaltar a necessidade de uma higiene bucal adequada com creme dental fluoretado. E na impossibilidade de fazer uma escovação completa após o consumo de substâncias cítricas, que seja feito pelo menos um bochecho com água. Desta forma, conseguimos ingerir essa vitamina tão importante nas nossas funções vitais, sem que ocorra prejuízos na estrutura dentária durante o seu consumo.

Manter uma dieta rica em vitamina C é essencial não só para a saúde geral, mas também para a integridade dos seus dentes e gengivas. Ao incluir esta poderosa vitamina na sua dieta diária, você contribui para a prevenção de doenças periodontais e garante a manutenção de tecidos saudáveis na boca. Lembre-se de seguir as dicas de consumo seguro para proteger seu esmalte dentário contra a erosão ácida. Para mais insights sobre cuidados dentários e nutrição, continue acompanhando nosso blog e compartilhe este artigo com amigos e familiares que se preocupam com a saúde bucal. Sua participação é vital para nos ajudar a espalhar informações valiosas que podem melhorar a saúde bucal de muitos.

Gostou deste conteúdo?
Gostaria de conversar conosco sobre este assunto, ou marcar uma consulta? Clique no link abaixo:
Agendar Consulta